terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PT E PSB SE ENCONTRAM COM CIRO

Folhaonline

Dirigentes de oito partidos --PSB, PT, PDT, PC do B, PTC, PRB, PSC e PTN-- irão se reunir com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na próxima semana para discutir a candidatura do parlamentar ao governo paulista. O encontro está marcado para o próximo dia 12, em São Paulo.Os partidos, que fazem oposição em São Paulo ao governador José Serra (PSDB), acertaram que Ciro é um nome de consenso para o governo paulista.Caso Ciro venha para São Paulo, esses partidos apoiam a candidatura dele, disse o presidente do PSB-SP, deputado Márcio França, que participou de um encontro com os representantes dos partidos. Foi a terceira reunião dos dirigentes.
O deputado afirma que esses partidos, juntos, teriam mais de nove minutos de propaganda eleitoral. É a primeira vez que isso aconteceria em São Paulo, disse França.O presidente do PT paulista, Edinho Silva, disse que a reunião da próxima semana vai servir para os partidos saberem o que Ciro pensa sobre a candidatura ao governo de São Paulo. Os partidos também pretendem mostrar Ciro que existe espaço no Estado para ele participar da disputa. Queremos dar essa segurança ao Ciro e afirmar que, se ele quiser, os partidos estão dispostos a abrir o debate [sobre a candidatura], afirmou.
Nesta segunda-feira, o deputado Antonio Palocci (PT-SP) comunicou oficialmente ao comando do PT paulista que desistiu de concorrer ao governo de São Paulo.Márcio França diz que os dois partidos estão fazendo pesquisas para saber se é melhor Ciro ser candidato à Presidência ou ao governo paulista. Para ele, Ciro só deve se decidir próximo a 15 de março, dia definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como prazo final para a escolha do deputado.Se Ciro não aceitar concorrer em SP, o PSB deve ter como candidato o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf. Segundo França, Edinho Silva está disposto a conversar sobre essa possibilidade.
O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, avalia como remota que a possibilidade de Ciro se lançar candidato ao governo de São Paulo. Para o dirigente, o deputado não está mostrando desejo por essa disputa. A coisa mais importante para uma candidatura é a vontade e o espírito do candidato, afirma.Para ele, a queda na pesquisa CNT/Sensus não fará Ciro Gomes desistir da candidatura à Presidência. A pesquisa é um indicador com o qual os partidos trabalham, afirma.Para Amaral, a pesquisa foi positiva para Ciro, mesmo com a queda. Ele diz que a sondagem, divulgada nesta segunda-feira, revela que Ciro se tornou peça fundamental para a continuidade do projeto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo pesquisa CNT/Sensus sobre a eleição presidencial, divulgada hoje, quando o nome de Ciro aparece na disputa, a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) encosta no tucano José Serra.Neste cenário, Serra recebeu 33,2% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 27,8%, e por Ciro, com 11,9%. A senadora Marina Silva (PV) aparece em quarto lugar, com 6,8% das intenções de votos. Os indecisos, brancos e nulos somam 20,4%.Em novembro, Serra recebeu 31,8% de votos, enquanto Dilma tinha 21,7%. Ciro recebeu em novembro 17,5% dos votos e Marina, 5,9%. Sem Ciro, a CNT/Sensus mostra que Serra abre vantagem sobre Dilma. O tucano recebeu 40,7% das intenções de voto, enquanto a petista, 28,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário