segunda-feira, 29 de março de 2010

GONZAGA SURGERE ADOÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS

O vereador Dr. Gonzaga usou a tribuna na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira, 29, para sugerir ideias ao prefeito Edvaldo Nogueira e a presidente da Emsurb, Lucimara Passos a respeito do projeto de arborização da cidade, que tem como meta plantar 30 mil mudas de árvores em Aracaju neste ano de 2010. Tomando como base as conclusões do Comitê responsável pelo projeto, que acham que plantar milhares de mudas é fácil, o difícil é a conservação e a manutenção das mesmas, Dr. Gonzaga aproveitou para dar um exemplo e fazer uma sugestão, através de Indicação.
"A solução pode estar no exemplo dado pelo empresário Luciano Barreto, que construiu e mantém com recursos próprios uma praça modelo no bairro dos Jardins, iniciativa feita para homenagear seu filho Luciano Barreto Júnior, que morreu precocemente", lembrou o parlamentar.
Dr. Gonzaga destacou que como a praça está sempre limpa e bem cuidada, não se vê por ali nenhum delinqüente consumindo droga ou depredador arrancando árvores e destruindo brinquedos. "Ao contrário, o que se vê são crianças e idosos convivendo harmoniosamente num espaço público de qualidade. Os próprios usuários são os fiscais do espaço e duvido que não defendam pessoalmente cada muda ali plantada, como se fosse do seu próprio jardim", desafiou o vereador.
Segundo ele, a praça Luciano Barreto Júnior é uma iniciativa particular, mas o exemplo pode se proliferar por outras regiões da cidade, através de uma parceria do poder público com outros empresários de Aracaju. "Além de ser uma solução mais barata para o município
é também, sem dúvida, mais eficiente para a revitalização de uma quantidade maior de áreas verdes na cidade", disse.
Dr. Gonzaga explicou que esta é uma tendência que vem se espalhando por várias cidades do Brasil e do mundo, a exemplo de Nova York, cuja prefeitura passou a administração do Central Park para uma empresa privada, que é bancada por uma associação mantida com recursos de seus sócios. Uma decisão aprovada pelos freqüentadores locais e turistas, e que mudou muito o aspecto do parque.
O parlamentou também falou de exemplos de cidades brasileiras como Salvador e Fortaleza, onde as prefeituras também estão disponibilizando a "adoção" de praças e canteiros para as empresas privadas, desde que elas se disponham a bancar sua preservação, e em São Paulo, onde a prática já é comum há vários anos.
"A autorização para a empresa adotante fazer seu marketing social no espaço adotado, podendo colocar uma pequena placa com o seu nome nas praças e canteiros, tem impulsionado bastante esta iniciativa, que se mostra menos onerosa para o município, uma boa alternativa de publicidade para as empresas e, principalmente, uma ótima solução para o lazer da população", complementou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário