quarta-feira, 7 de abril de 2010

BANESE RESTAURA PATRIMONIO HISTORICO

Banese restaura mais um patrimônio histórico cultural de Sergipe.
Preservar os monumentos históricos culturais como maneira de reverenciar o passado. Com esse objetivo, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) está recuperando mais um patrimônio histórico cultural do Estado, trata-se do painel de cerâmica criado pelo artista plástico sergipano Jenner Augusto, no ano de 1957, localizado na fachada do edifício Walter Franco, situado na esquina do calçadão da Rua João Pessoa e Praça Fausto Cardoso. Atualmente, o edifício abriga a agência João Pessoa do Banese e a sede do Ministério Público Estadual (MPE).
A iniciativa da recuperação do painel, um dos marcos do modernismo em Sergipe e que estava bastante desgastado pela ação do tempo, foi através de pedido da Curadoria de Patrimônio do MPE, prontamente atendido pela diretoria do Banese. O processo de restauração está sendo executado pela empresa A. M. Restauro, do Estado da Bahia, especializada na recuperação de patrimônios históricos. Ela também trabalha na recuperação do Palácio Olimpio Campos. O serviço foi iniciado no mês de fevereiro com duração de aproximadamente 90 dias e a data de entrega da obra está prevista para o dia 22 de abril.
De acordo com o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, a recuperação dessa importante obra de Jenner Augusto faz parte da atuação do banco na sua área de responsabilidade social contribuindo para a preservação da memória de Sergipe. “O painel está situado em um local privilegiado do centro de Aracaju, onde nas proximidades temos duas agências, além do que o Ministério Público é um importante parceiro e cliente do Banco do Estado de Sergipe e que nos fez a reivindicação de restauração. Essa iniciativa mostra o Banese cada vez mais presente na preservação da memória de Sergipe, a exemplo também das obras de restauração do Atheneuzinho (em andamento) e a reforma do antigo farol do bairro Farolândia”, observou Saumíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário