segunda-feira, 26 de abril de 2010

DESABRIGADOS CONFIRMAM DENÚNCIA DE AUGUSTO

Os moradores do Bairro Santa Maria, que tiveram suas casas fragilizadas devido às últimas fortes chuvas que atingiram a capital, afirmaram, neste sábado, que estão sendo ameaçados pela Prefeitura de Aracaju de serem despejados das escolas onde estão abrigados. Segundo eles, as pessoas que lhes verbalizaram as ameaças, em nome do poder público, prometeram retornar com a força policial para removê-los do local. E ainda os chantagearam colocando a perda do programa do governo federal "Bolsa Família" como consequência, se eles divulgassem a situação. A denúncia já havia sido feita pelo deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), com exclusividade ao portal Universo Político.com.
"Foram muitas promessas e até agora essa situação não foi resolvida e o mais grave é que agora os governos pretendem usar força policial pra nos intimidar, caso venhamos reagir", denunciou a moradora Maria de Fátima Souza. Esta senhora e a Maria Rosa dos Santos, que se encontram abrigada na Escola Municipal Latente Gama, observaram que estão sendo muito pressionadas.
"Eu e as outras pessoas não temos para onde ir. E disseram que poderíamos perder até o Bolsa Família se a gente reclamasse publicamente", contou Maria Rosa. Dona Maria e outros vários moradores foram abrigados, temporariamente, pela Prefeitura de Aracaju enquanto fosse encontrada uma solução de moradia para os mesmo. Agora, de acordo com esses desalojados, a prefeitura pretende recolhê-los em um galpão. Mas eles não aceitam. "Ao invés de levar a gente para um galpão, é melhor ficar aqui, até providenciar um local digno", opinou Maria Rosa.
Outra que também denuncia as ameaças é Márcia Soares Santos. Ela se encontra abrigada na Escola Vitória de Santa Maria, e cobra da PMA o mesmo tratamento que foi concedido aos moradores da Zona de Expansão, que, por terem suas casas alagadas durante as chuvas, conseguiram, na Justiça, o direito de ficarem em hotéis custeados pela prefeitura. "Ao invés dessa pressão e humilhação, gostaria de um tratamento igual ao que está sendo dado às pessoas da região de Expansão", reclamou.
Esses depoimentos foram prestados neste sábado, dia 24, ao repórter Eron Ribeiro, na presença dos parlamentares do Democratas, o ex-governador João Alves Filho, o deputado estadual Augusto Bezerra e o deputado federal José Carlos Machado, que visitavam o local.


Por Raissa Cruz, com reportagem de Eron Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário