sábado, 22 de maio de 2010

VACINAÇÃO CONTRA H1N1 É PRORROGADO

A campanha de vacinação contra H1N1 para adultos de 30 a 39 anos foi estendida até o dia 28 de maio. Quem ainda não se vacinou deve se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima levando a caderneta de vacinação ou carteira de identidade. As doses são aplicadas das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Quem tem de 20 a 29 anos, doentes crônicos incluindo idosos (exceto crianças) também podem se imunizar até 28 de maio.
Até agora foram aplicadas 22.102 doses da vacina, o que equivale a 24,69% da população. A meta da campanha é alcançar 89.530 pessoas. Estamos seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde, que pede para que aos Estados e municípios que ainda não atingiram a meta prevista prorroguem o prazo da vacinação em uma semana, informa a referência técnica sobre a Influenza H1N1 em Aracaju, Maria Antônia Dávila.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante, a solicitação da oferta da vacina contra H1N1 para a faixa etária de 30 a 39 anos foi da própria população. As pessoas nessa idade pressionaram o Ministério da Saúde para estarem entre os grupos de interesse da campanha de imunização. Porém, a população nessa faixa de idade não está indo à procura da vacina. Reforçamos que essa população foi uma das mais acometidas por óbito durante o surto de gripe A, alerta Taíse.
Reabastecimento
Segundo a coordenadora, o abastecimento da vacina nos postos de vacinação depende da demanda. Em algumas unidades de saúde houve uma demanda maior pela vacina. São locais que tiveram a procura de pessoas que não se vacinaram nas áreas onde moram. Estas unidades já começaram a ser reabastecidas nesta sexta-feira, informa.
Já a coordenadora da Rede de Atenção Básica (Reab), Eurides Rosa Carvalho, destaca que o armazenamento da vacina segue uma lógica técnica para manter a eficácia imunobiológica do medicamento. A unidade de saúde fecha às 17 horas, mas o retorno das vacinas para refrigeração deve acontecer alguns minutos antes para que as doses mantenham as propriedades imunobiológicas, explica.
Influenza sazonal
A vacina contra a Influenza sazonal (gripe comum) para o idoso termina nesta sexta-feira, 21. Mas a unidade que ainda tiver disponível a dose da vacina poderá continuar a imunização por demanda espontânea do idoso. Ressaltamos que campanha do idoso não foi prorrogada, pontua Débora Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário