quarta-feira, 28 de julho de 2010

NITINHO APRESENTARÁ PROJETO DE LEI PARA REDUZIR PREÇO DA TARIFA DE ÔNIBUS

Nitinho apresentará Projeto de Lei para reduzir preço da tarifa de ônibus
Base é projeto que tramita no Senado, visando computar no cálculo da passagem dinheiro de publicidades.
O vereador Josenito Vitale, o Nitinho (DEM), revelou, na tarde desta quarta-feira, dia 28, ao portal Universo Político.com que apresentará, na Câmara Municipal de Aracaju, um Projeto de Lei, visando reduzir o preço da tarifa de ônibus. O parlamentar tem como base um Projeto de Lei que circula no Senado Federal com o mesmo objetivo. "O projeto ainda não foi aprovado em todas as comissões (Senado). Mas estou torcendo que vire uma Lei Federal. Neste caso, nosso projeto, aqui em Aracaju, reforçaria essa Lei Federal. E se, por acaso, (o projeto) não for aprovado lá, tentaremos sensibilizar os colegas na Câmara para aprovarmos aqui em Aracaju", explicou Nitinho.
O projeto que tramita no Senado é de autoria do deputado federal Doutor Rosinha (PT/PR). Segundo ele, as planilhas utilizadas para que o preço da tarifa seja definido vale-se apenas gastos com energia, combustível e manutenção e receitas como subsídios do poder público. Ou seja, o dinheiro arrecadado com as publicidades não é levado em conta. Aprovado na Comissão de Infraestrutura, na tarde de ontem, o projeto tramita, agora, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
Segundo Nitinho, se é a própria sociedade a razão do transporte coletivo, por ser usuária de ônibus, nada mais justo que o lucro que as empresas conseguem, ao permitirem publicidades nos seus veículos, também servir para beneficiar os passageiros. "Sobretudo aquelas pessoas mais humildes, que muitas vezes vão ao trabalho, ao médico ou à escola a pé, por não terem dinheiro para pagar uma passagem. Essas pessoas, certamente, serão beneficiadas, porque, quanto mais barata a passagem, é menos complicado parar essas pessoas conseguirem o dinheiro", explica.
Nitinho diz que como vereador de Aracaju é sempre abordado por pessoas honestas, decentes que estão passando por dificuldade financeira por conta de estarem desempregadas. "E muitas dessas pessoas, quando se aproximam de você para pedir um emprego, querem também uma passagem para retornar para suas casas. Com a passagem mais barata, até para um vereador ou outra pessoa, ajudar fica mais fácil", explicou. Como a CMA está em final de recesso, Nitinho só apresentará o Projeto de Lei, depois do dia 2 de agosto, a próxima segunda-feira, quando haverá o retorno dos trabalhos na Casa.


Da redação Universo Político.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário