segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PERSONAGENS DA FORÇA PUBLICA JAMAIS DEVERIAMESTAR EM ROTA DE COLISÃO

"Personagens da força pública jamais deveriam estar em rota de colisão"
É o que defende o promotor Deijaniro Jonas, que contestou o confronto PMs X soldado, e cobra apuração.

"Personagens que fazem parte da força pública, como um todo, jamais deveriam estar em rota de colisão. Se estas pessoas pensam segurança, se praticam segurança e se são formadas para prestar segurança a população, nós não deveríamos nos deparar com uma situação como essa. Lamentamos muito esse fato". Foram com estas palavras que o promotor Deijaniro Jonas, da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público Estadual, expressou repulsa ao fato que aconteceu no último sábado, dia 21, envolvendo dois Policiais Militares e o soldado do Exército Brasileiro, Alexsandro Santos.
De acordo com o que foi informado por familiares do soldado à imprensa, Alexsandro foi abordado quando pilotava uma moto, com uma ordem para que parasse. Alexsandro tardou em obedecer, atendendo apenas quando ouviu um disparo da arma de um dos PMs, e acabou sendo atirado ao chão e espancado. A família do soldado alega que, até ouvir o tiro, o mesmo não ouviu a abordagem policial.
"Eu entendo que isso é grave. E como grave nos não aceitamos que algo assim venha acontecer sem que se tenha uma resposta do conflito que resultou nesses ferimentos, segundo foram noticiados. Somente uma apuração poderá nos trazer uma clareza sobre este conflito", disse o promotor Deijaniro, nesta segunda-feira, dia 23. Para ele, é preciso que haja uma apuração eficaz sobre o caso, tanto para que se efetive a punição dos culpados, como também se reveja a postura dos agentes da segurança pública.
"Para ocorrer uma ação desta natureza, ou houve uma falha de quem foi abordado, ou houve uma falha na abordagem, um excesso na abordagem. Ou até um erro de ambas as partes. Mas observamos que, até o momento, não há uma linha única de raciocino das explicações que foram tornadas públicas. Tem que haver uma apuração concreta", cobrou o promotor, que garantiu ainda que o Ministério Público vai acompanhar essa situação, para que seja dada o mais breve uma resposta a sociedade.
O soldado Alexsandro, que teve seus documentos e os documentos da moto aprendidos na ação dos Policiais Militares, chegou em Aracaju na última quinta-feira, em retorno da missão de paz do exército, cujo participou no Haiti. O soldado já fez o exame de corpo delito e estará entregando o mesmo na Corregedoria da Policia Militar, no Exército, no Ministério Público Estadual para as investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário